A Praia do Pântano do Sul é a mais tradicional praia de pesca de Santa Catarina, com ricas colônias de pescadores. Na região, ainda ocorrem cercos de tainha com arrastões.
Além da pesca de cação-mangona, também encontram-se peixes finos como garoupa, pijareba, robalo e lagosta. Com boas opções de restaurantes, a praia do Pântano do Sul é especialista em frutos do mar.
Autênticos manezinhos da ilha são moradores do local, que convivem com turistas que procuram um lugar mais tranquilo para passar as férias.Mal a aurora dá o ar de sua graça e os barcos já começam a partir, trazendo tudo fresquinho, pronto para ser saboreado. É por isso que os restaurantes estão sempre repletos de gente. Por conta das belezas naturais, tranquilidade, boa gastronomia e presença da cultura local, o Pântano do Sul entrou para o circuito do turismo e vem se especializando em serviços de atendimento ao turista.
Homens dos Sambaquis
É também no Pântano do Sul que se encontram os mais distantes registros arqueológicos. Há sambaquis formados por antigos depósitos de conchas, restos de cozinha e de esqueletos amontoados por tribos primitivas, os chamados ‘Povos dos Sambaquis’ ou ‘Homens dos Sambaquis’, que habitaram o litoral há aproximadamente 4500 anos.
Praia da Solidão.
Um refúgio retirado e escondido, procurado pela sua beleza e tranquilidade. Esta é a praia que, a partir da década de 60, por todos estes motivos, passou a ser chamada de Praia da Solidão .
Chamada pelos mais antigos de Praia do Rio das Pacas, a Solidão é uma pequena enseada entre a Costa de Dentro e o Saquinho , local onde as pacas eram abundantes. Hoje, a praia é considerada uma das mais belas paisagens de Santa Catarina por ser um paraíso quase que intocado.
O belo cenário apresenta um visual de areia branca, águas claras e está cercado por verdes morros de Mata Atlântica. Entre as árvores, no fim da faixa de areia, é possível se refrescar em um banho de cachoeira que forma uma piscina limpa, de água natural.
Junto com o rio que desemboca no mar da praia da Solidão, a cachoeira é a melhor opção para as crianças que evitam as ondas do mar agitado.
Praia do Saquinho
A Praia do Saquinho está localizada no sul da Ilha de Santa Catarina. Voltada para o oceano atlântico, é uma praia quase intocada, de beleza exuberante e destino obrigatório para aqueles que gostam de aventura, privacidade e natureza.
Situada entre as praias da Solidão e de Naufragados , seu acesso é feito através de uma trilha que começa no final da via que dá acesso à Praia da Solidão, poucos metros após cruzar a ponte sobre o Rio das Pacas. O início da trilha do Saquinho é inclinado e bem marcado, com uma espécie de “trilho central” feito em concreto. Durante a primeira parte do percurso, ao longo da encosta do Morro do Trombudo, há momentos de tirar o fôlego, ora pelas lindas visões panorâmicas de toda a orla da região, com destaque para as praias da Solidão , Açores e Pântano do Sul
Praia da Lagoinha do Leste
Praia, costões, lagoa, cachoeira e mata nativa. Esses ingredientes estão todos juntos na Lagoinha do Leste, que esconde seu encanto entre os morros do Sul da Ilha de Santa Catarina.
Há três modos de se chegar à praia, por duas trilhas e por barco. A melhor maneira de chegar à Lagoinha do Leste é a pé por trilha. De carro é impossível, não há estrada.
Pode-se também ir pelo mar, com desembarque precário por conta da rebentação. Os barcos que fazem este trajeto são de pescadores do local, que levam e buscam turistas durante o verão. Eles saem do Pântano do Sul e levam cerca de quinze minutos.
Quanto às duas opções de trilha, cada uma tem suas vantagens. Para chegar mais rápido e por uma trilha mais tranquila, deve-se pegar a que sai do Pântano do Sul , levando em média uma hora de caminhada, passando pelo meio do mato e dos morros. É o acesso mais utilizado pelos visitantes.
Na caminhada dá pra suar a camisa, mas também não exige maiores habilidades e pode ser encarada sem sacrifício. O chão é pedregoso e irregular, mas fácil de andar se você prestar atenção onde pisa. A trilha é muito bem demarcada. Depois da subida, tem-se a surpresa de uma vista fabulosa da Lagoinha. Aí é só descer e afundar os pés na areia da praia.
A outra trilha sai da Praia do Matadeiro , que é mais longa e de maior dificuldade – com duração de cerca de três horas.
Turismo
Armação
Morro das Pedras
Praia do Campeche
Ilha do Campeche
Ribeirão da Ilha
Praia da Caeira da Barra do Sul
Praia da Caiacanga
Praia dos Naufragados
Galeria de fotos
Jpeg
Jpeg
Hi, this is a comment.
To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
Commenter avatars come from Gravatar.